domingo, 23 de novembro de 2008

O que se come por aqui - III

Raclette!!!

A raclette é uma comida muito comum no inverno aqui na França. Ela é de origem suíça e o que aparece na foto é uma versão moderna de se fazer a raclette (para os curiosos tem maiores informações aqui).

Basicamente, a gente compra um queijo específico bem fedorento no supermercado, o derrete e come acompanhado de batata e pão, além de ser possível incrementar o derretimento do queijo com tomate, cebola, presunto, etc. Ahhh, e para beber, claro, vinho!

Pois vejamos o processo passo a passo.




Passo 1) Acomode o queijo (que até já vem fatiado para evitar a fadiga!) nessa espécie de frigideirinha de teflon antiaderente. Nessa hora pode-se incrementar (e invetar) colocando algum acompanhamento. Como vocês verão nas outras fotos, eu misturei cebola e tomate ao queijo.








Passo 2) Coloque sua frigideirinha na racletteira e espere. A racletteira, que é elétrica, tem uma resistência que fica incandecente e será responsável por derreter o queijo. Além de derreter o queijo, ela esquenta consideravelmente o ambiente e, consequentemente, as pessoas ao redor a mesa. Por isso sua ligação com o inverno!







Passo 3) Despeje o queijo derretido em seu prato. Eu estava meio afobada, por isso não esperei muito e não deu tempo do queijo dourar, mas ele já estava derretido, então estava valendo!










Passo 4) Deguste a raclette acompanhada de batata ou pão. Uma delícia!!! Fácil, né!?

O mais legal disso tudo é que é uma refeição iterativa, enquanto se espera o queijo derreter se alimenta uma boa conversa entre amigos. E mais... cada pessoa "faz" a sua própria janta!

2 comentários:

Franci disse...

Hmmmm!
Deu vontade de comer isso também! =P

Dany Darko disse...

Por causa das raclettes e tartiflettes engordei uns bons quilos no inverno passado. Ai que vida triste, guria! =D