domingo, 19 de outubro de 2008

Alles Gute

Na semana passada estive em Berlin. Resumindo Berlin em poucas palavras: "Mas que cidade legal!". Vejam só:

1) Ela tem um sistema de transporte público maravilhoso e que funciona (o meu tempo máximo de espera foi de 5 minutos!!). Olhando um mapa, é barbadinha de se achar e de descobrir como chegar aonde se deseja.
2) Berlin transpira história, e uma história recente e envolvente. Olhando para um lado vê-se marcas de guerras e destruições do início do século, mais adiante vê-se marcas da guerra fria e de seu muro cortando a cidade, andando mais um pouco vê-se apenas as marcas do muro após sua queda logo alí em 1989. Tudo isso pode ser "sentido" nas ruas, o que causa quase que um encantamento para quem a visita. Pelo menos em mim, causou.
3) Ela desperta reflexões, tais como: "Um povo que vive as misérias das guerras, que vê suas ruas transformadas em ruinas, que convive com o medo e as angústias da guerra fria e hoje nos apresenta a Berlin que eu vi, realmente esse é um povo forte". (Nota: não discuto os méritos das guerras nem quem estava certo ou errado pois não tenho competência para isso. O que eu posso dizer é que o povo que viveu tais misérias sofreu muito, isso dá para sentir no ar até! E esse mesmo povo para chegar onde está hoje teve que ser muito forte.)
4) Eu conheci Berlin no outono, os tons de amarelo, laranja e marrom das folhas deixava os caminhos muito mais belos e encantadores.
5) É uma cidade com um custo de vida baixo perto daqui na França.
6) No supermercado compra-se cerveja, e cerveja muito boa, de meio litro a centavos!!! Por exemplo, compra-se uma Erdinger por em torno de 80 centavos!! Só alegria!!!

Enfim, todos esses motivos e mais alguns outros, não necessariamente na ordem em que foram apresentados, me deixaram com um gostinho de quero mais. Um dia eu ainda volto a Berlin... mas com certeza!!

Agradeço por ter bons amigos que resolveram morar em Berlin e ao meu co-orientador que está trabalhando uns dias lá. Graças a vocês eu conheci essa cidade encantadora. E é claro, um muito obrigada especial ao Danilo que foi meu anfitrião nesses dias.

Nenhum comentário: