quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Pseudo-ilegalidade

A minha maior dor de cabeça desde que cheguei aqui é causada por um documento que me irá me caracterizar como uma moradora da França chamado Titre de Séjour. Eu vim do Brasil com um visto de estudante válido por 3 meses e minha obrigação era a de solicitar o tal documento nos 2 meses seguintes a minha chegada aqui. Eu fui fazer a solicitação ainda em maio, e foi aí que começou a novela.

Para encurtar a história, eu tive a "sorte" de ter vindo após uma mudança nas leis em 2007, logo tudo o que valia para os que estiveram antes de mim aqui não era mais válido. O "Q" da questão é que eu não estou matriculada em nenhuma universidade francesa, porque vim para fazer pesquisa num laboratório francês sob orientação de um professor de uma universidade francesa, mas não vou cursar disciplinas. Logo, se eu não estou matriculada, eu não sou estudante e se eu não sou estudante eu não tenho direito ao documento. Eu até concordo com a lógica, eu só não sabia disso antes de vir para cá.

A solução encontrada e sugerida pela secretária do orgão público responsável (que já não aguentava mais me ver e deixava isso bem, digamos, transparente) foi a de pedir o mesmo documento na condição de cientista. Beleza. Providenciados os documentos necessários e depois de um pouco de emoção e discussão na entrega dos mesmos, foi... eles foram aceitos. Eu ganhei um documento temporário válido por 3 meses, que me deixava em ordem com a lei, e fui aconselhada a esperar por uma convocação para uma consulta médica. Eu esperei, esperei, esperei, ... Quando faltava um mês para terminar a validade do documento temporário eu fui perguntar se, por acaso, eu já não deveria ter recebido a convocação para a tal consulta. Primeiro a secretária me disse que eu tinha que esperar e ponto. Depois ela resolveu refazer o pedido de consulta. Pedido refeito, a convocação chegou bem para um dos dias em que eu estaria em Berlin! (urucubaca pouca é bobagem!) Lá fui eu apresentar justificativas e pedir a remarcação da consulta.

Resumindo de novo... o documento temporário venceu na segunda passada e minha consulta é só no dia 12 de novembro, até lá estarei pseudo-ilegal. Mas calma! Não é tão grave assim! (por isso é pseudo!) Eu tenho uma atestação de que o meu titre de séjour está pronto e que só falta a consulta médica, mas é claro que por via das dúvidas não vou viajar enquanto estou nessa situação. por via das dúvidas.

Como me disse um colega grego: "no dia em que tu colocares as mão no teu titre de séjour tu vai rasgar ele em pedacinhos para comemorar!!" Pior que dá vontade!

Nenhum comentário: