terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Comportamento suíço

No post anterior eu comentei que fui a Zurique, mas não comentei o que achei da cidade e dos suíços. Farei isso agora, um pouco em atraso, mas minha vida tem tido um ritmo bem acelerado ultimamente... tanto que 2008 já está acabando!!!

Zurique é uma cidade interessante, fria, bem fria, porém interessante. Acho que na maior parte do tempo que estive lá foi em temperaturas negativas e com um sensação térmica efetivamente negativa. Zurique me pareceu ser uma cidade com lugar para todo o mundo; com suas pessoas que falam várias línguas (para quem não sabe, uma parte da Suíça fala alemão, outra francês, outra italiano e é claro que tem regiões onde se fala uma mescla de idiomas -- mais detalhes aqui) mais os turistas, me senti na torre de babel.

Pelas vitrines que vi andando pelas ruas, em especial pelo preço das coisas que estavam expostas nas vitrines, definitivamente lá tem gente rica. Tudo muito impagável... mas sabendo procurar se encontra coisas bem acessíveis. Em especial muitos chocolates deliciosos a acessíveis! Que perdição!! Também pelas ruas, tudo é muito limpo, conservado e o que não esta mais conservado está em reforma. Isso dá um certo charme para a cidade.

Para fechar minha explanação sobre os suíços, tenho uma foto que acho que resume tudo. Na estação de trem de Genebra no tempinho que sobrou entre uma troca de trens, aproveitei para ir ao banheiro. Paguei 2 francos (em torno de 4 reais) para usar o banheiro público mais limpo que já vi em toda a minha vida. E quem nunca teve nojo de puxar a cordinha ou a alavanca da descarga em banheiro público? Pois nesse banheiro tinha uma macia e agradável bolinha de borracha acionada com o pé! Como são higiênicos esses suíços!!

Um comentário:

Dany Darko disse...

Primeira impressão de quando eu e o Flo chegamos em Lausanne: o chão das ruas é mais limpo que o chão do nosso apartamento.
Mas tu não achaste a Suíça sem uma identidade própria? Não curti muito, achei tudo bem superficial, especialmente Genebra (o cúmulo do luxo).
Beijoca!