quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ahh Timmmm...

Existe uma forte curiosidade envolvendo espirros e assoadas de nariz por aqui. Para os franceses, espirrar em ambiente público é quase uma falta de educação. O motivo é que uma grande quantidade de germes são expelidos para o mundo no espirro e o mundo pode pegar a pereba da pessoa que espirrou. Logo, o que se vê são pessoas prendendo espirros, ou quando não conseguem falando um "Excuse moi, désolé!" (sim, não poderia faltar o désolé!). Eu, particularmente não prendo espirros, na verdade, nem lembro que "deveria" prendê-los. Por conta disso, já fui fulminada por olhares repreendedores dentro dos coletivos várias vezes. Mas o ápice foi no desfile do 14 de julho quando a mulher que estava na minha frente virou-se assustada (com olhos bem arregalados!!) depois que espirrei atrás dela. Quase me senti uma criminosa!

Em compensação, as pessoas aqui não fazem a menor cerimônia para assoar o nariz. Independente do lugar, da hora ou da situação, eles pegam seu lenço de pano (o mesmo vale para os de papel) que estava embolado no bolso e brincam de imitar o elefantinho, ou melhor, o elefantão. Particularmente, assoar o nariz e sair apertando a mão ou pegando em objetos que todo mundo pega não me parece a coisa mais asséptica que existe... mas tudo bem. O bom, é que toda a vez que preciso assoar o nariz penso: "Não vou fazer muito barrulho para não incomodar ninguém... ahhh, mas aqui ninguém se importa!! que nem o elefantinho, vamos lá!!".

Para completar a saga dos espirros versus assoadas de nariz, preciso contar sobre um cartaz, fornecido pela prefeitura, que vi no meu laboratório. Nele, tem dicas caso você não esteja doente, tais como lavar bem as mãos e etc mais e tal. E, também, dicas caso você já tenha sido contaminado. Daí eles aconselham que as pessoas usem máscaras em ambientes públicos (sabe aquelas que as pessoas usam para trabalhar em ambientes com muita poeira? estas mesmo) que devem ser descartadas depois do uso, além de assoar o nariz e lavar as mãos depois. Fiquei impressionada com o cartaz, mas pelo menos agora vou entender melhor quando achar alguém de máscara por aí.

2 comentários:

Kzk disse...

Todo mundo imitando o Michael Jackson !

Unknown disse...

Neste cartaz deveria ter a utilização freqüente do banho como maneira de conservação da saúde!