segunda-feira, 11 de agosto de 2008

No ritmo das férias

Querer remar contra a correnteza não é fácil. Querer trabalhar enquanto todos a sua volta estão em férias também não é. Se tu depender de quem está em férias... daí sim que tu não consegue fazer nada. Como a França está em férias, ou melhor, acho que a europa inteira está em férias, só me resta tirar férias também. Aliás, descobri que na próxima sexta-feira é feriado aqui (a França é farta em feriados, acho até que tem mais que o Brasil), mais um motivo para tirar férias.

Antes das férias, vou registrar mais uma singularidade do comportamento francês. No supermercado um dia desses, uma mulher mostrou para a atendente que o pão que ela estava comprando vinha com uma etiqueta sugerindo um preço máximo e que o preço na gôndola era superior ao sugerido. A mocinha fez a leitura do código de barras do produto e confirmando o que a mulher havia dito, tratou de não cobrar a diferença de preço. Sabem de quanto era a diferença? 5 centavos. Na hora eu me perguntei: "mas tchê, tudo isso por 5 centavos!!" Até comentei com um amigo que estava comigo.

Mas depois, pensando melhor, isso é muito característico do comportamento francês. Eu acho até que nem era pelos 5 centavos, mas pelo direito que a mulher tinha de não pagá-los. E se tem uma coisa que os franceses sabem fazer muito bem é reivindicar seus direitos. Tanto que manifestações são frequentes por aqui, em especial, foram ainda mais frequentes no mês de maio, motivados pelos 40 anos do maio de 1968. De pequenas a grandes reivindicações, eles reclamam pelo que lhes é de direito... e aparentemente acaba funcionando!!

Um comentário:

Franci disse...

Bem que eles fazem! =D

Peço desculpas pelos meus comentários sempre tão fracos aqui. É que como europeus é um assunto que eu não tenho muita experiência, eu só posso dizer: "bah, que interessante!"
Tô adorando teu blog! É uma visão delicada e detalhista da vida por aí. Eu termino de ler um post e fico ansiosa pelo próximo!
Continua escrevendo ^^
A propósito, muito obrigada pelo papel higiênico que tu deixou na gaveta! XD
Beijos e boas férias!