quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Vendo e Aprendendo

Saindo em férias, uma amiga e eu fomos de Grenoble a Nice de ônibus baratex. Sendo baratex ele é pinga-pinga, saia num único horário do dia, sem poltrona definida e sem que se possa comprar a passagem com antecedência, só no dia da viagem. Nessas condições fomos bem cedinho para a rodoviária de mala e cuia para garantir nosso lugar. Compramos a passagem, identificamos de onde sairia o ônibus e ficamos esperando. Aos poucos a quantidade de gente a nossa volta foi aumentando consideravelmente.

Com medo de perder o dia, traçamos um plano de ataque: eu guardaria as malas assim que o bagageiro abrisse enquanto ela entraria no ônibus e guardaria um lugar para a gente. (Nota: aqui não existe o carinha aquele que guarda as malas no bagageiro é a gente mesmo que tem que acomodar as malas, visto que o único funcionário é o motorista.)

Nisso, eis que surge uma senhora dotada de um carinho de feira que precisava ser posto no bagageiro. Ela olha para um lado, olha para o outro e se aproxima de um moço que possuía apenas bagagem de mão e diz que ficaria muito feliz se viajasse sentada ao lado dele (numa tradução literal ela disse que seria muito prazeroso viajar ao lado dele). Quando eu ouvi aquilo me caíram os butiás do bolso!! Mas que velhinha espertinha!! Que tática bem pensada para quem está sozinha e precisa guardar as malas! Ela devia ser expert nisso!!

O cara aparentemente ficou tão surpreso quanto eu, concordou com a senhora, deu umas resmungadas/bufadas, mas efetivamente guardou um lugar para ela. No final das contas ela agradeceu a gentileza mas dispensou o posto ao lado do garotão pois haviam lugares sobrando e ambos viajaram sozinhos em seus bancos. Comentei com minha amiga que precisávamos ser mais espertas e aprender com a experiência dos mais vividos!! Claro que adaptando a tática para o contexto de jovens mulheres como nós... mas vendo e aprendendo.

Um comentário:

Franci disse...

Bah! o.o'
Anotada essa!