domingo, 21 de setembro de 2008

Dia do Patrimônio I

Nesse final de semana aconteceu o Dia do Patrimônio Europeu, onde têm-se livre acesso aos monumentos e prédios históricos. Ou seja, pode-se entrar de graça em museus, castelos e até mesmo conhecer lugares que só são abertos a visitação nessa data. Por indicação de uma amiga que nos alertou para a data (valeu Fabi!!), fomos aproveitar para conhecer um pouco mais da história daqui de Grenoble. Hoje falarei sobre as visitas do sábado, fica para uma próxima postagem falar sobre o passeio de domingo.

Nossas visitas no sábado começaram pelo Museu de História Natural, que infelizmente não pudemos tirar fotos. Nesse museu têm muitos animais empalhados, exemplares de minérios, uma parte sobre fósseis e outra de insetos. Do que mais gostei: a girafa que está com o traseiro e a cabeça virada para a porta, o bisão, o urso, os esquilos e o bichinho que não lembro o nome, mas que mudava a pelagem de branco para o inverno (camuflar na neve) e bege no verão (camufhar com gravetos e folhas secas).


Depois fomos conhecer o prédio da prefeitura do departamento de Isère (região a que Grenoble pertence e é a capital) que só é aberto a visitação pública nessa data. Para mim, esta foi a melhor visita. Passo do lado de fora dele muito frequentemente e nunca imaginei que ele pudesse ser tão bonito por dentro. Exuberante, rico, dourado, bem iluminado, imponente... são alguns dos adjetivos do lugar. Nossa visita foi guiada por uma simpática francesa que ia contanto um pouco da história e do significado de cada peça do prédio. Uma curiosidade está no salão de refeições da foto aí ao lado. O que se vê ao fundo, com o efeito de um espelho na verdade é apenas um vidro que deixa ver os lustres e ornamentos da próxima sala e da depois da próxima. Adorei esse falso espelho!

Por fim, fomos ao Museu Dauphinois, cujo nome vem do Conde de Douphin ou Dolphin (golfinho - símbolo de seu brasão) que era o dono da região lã pelo século XIII. Nesse museo conseguimos ver uns registros da época da criação de Grenoble. Iinfelizmente não conseguimos ver muito mais que isso pois ele estava fechando, mas ficou a foto ao lado que é do pátio interno do museu.

Nenhum comentário: