segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tutti buona gente!!!

Os italianos são muito atenciosos com os turistas. Tudo bem, é preciso considerar que eu estou entre franceses que são tradicionalmente conhecidos por sua falta de paciência com turistas/estrangeiros. Mesmo assim, continuo achando os italianos super acolhedores. Quando eu for visitar outros países vou ter mais parâmetros para comparar. Por hora, fiquei encantada com os italianos que estavam sempre prontos para nos indicar direções, oferecer um mapa, sugerir um lugar para comer, enfim, essas coisinhas que fazem a diferença numa viagem. Claro, sempre tem os azedos, acho até que eles existem em qualquer lugar do mundo (por exemplo um funcionário de um estacionamento que nos ralhou de graça com aquele jeito espalhafatoso que só os italianos tem), mas quem não tem os seus dias de azedume?!

Falando em Itália, a comida italiana é ótima. Está certo, o tempero italiano é bem mais próximo do tempero da minha mãe (descendente de italianos) do que o daqui da França. Talvez isso tenha contado bastante, mas como tem mais gente que concorda comigo sem ter provado a comida da minha mãe, continuo achando a comida italiana melhor que a francesa! (No futuro falarei melhor sobre como é a famosa comida francesa.)

Por outro lado, a França parece mais bem organizada que a Itália. É difícil explicar, mas as cidades francesas parecem visualmente mais organizadas que as italianas, talvez seja só impressão, mas que parece, parece. Já ouvi também muitas reclamações sobre o sistema de transporte italiano que atrasa bastante. Como viajamos de carro, eu não tenho parâmetros nesse ponto. O que vimos de carro foram alguns trechos de estrada onde era difícil saber qual era o limite de velocidade, faltavam algumas placas, ou sobravam, sei lá. Também presenciamos alguns exemplares dos famosos motoristas italianos que fazem direção ofensiva, mas tudo foi devidamente contornado.

Bom, essas foram as minhas principais impressões sobre a Itália na ótica de turista que fui. Sei que ela seria diferente se eu morasse lá, mas como turista eu gostei muito da terrinha dos meus antepassados.

Nenhum comentário: