segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Culinária Francesa

A culinária francesa é bastante famosa. Segundo a Wikipédia ela compreende uma grande variedade de pratos e goza de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. Particularmente, eu gosto bastante dos queijos, os vinhos são uma delícia, o pão francês também é bom desde que consumido no mesmo dia em que foi comprado como eu já expliquei anteriormente. Além disso, gosto muito da tartiflette (uma espécie de torta de batata inglês com queijo bem gostosa!), da raclete (um queijo que a gente derrete e come com batata) e o fondue. Por coincidência ou não, são todos pratos com queijo!

Pois é, mas esses pratos que eu citei aí em cima não são para se comer todos os dias. E é no dia-a-dia que vem o maior impacto. A comida francesa tem menos sal, menos açúcar, menos gordura... e consequentemente totalmente sem gosto para nós brasileiros! No restaurante do meu laboratório, o sal e a pimenta ficam nas mesas para que cada um escolha a sua dosagem. No início, eu forrava meu prato de sal e pimenta, agora já consigo colocar menos, mas ainda precisa de um pouco para "dar" um gostinho. O que salva também são os sachês de mostarda e catchup que viraram acompanhamento indispensável no almoço. Mas se for usar catchup é bom saber que se algum francês vê, ele vai ter um faniquito e dizendo que tu estragou a comida. Pior que catchup, só se almoçar tomando coca-cola, daí sim, é o maior pecado do mundo!!

Mas por outro lado, as refeições francesas sempre têm legumes e verduras. No início é estranho, mas agora até sinto falta se não tem pelo menos um tipo de legume no meu prato. Tenho até meus preferidos: o ratatouille que são legumes (basicamente: beringela, abobrinha, cebola, tomate e pimentão) picados ensopados num molho bem bom, as couves de bruxelas refogadas (parecem repolhinhos bem pequenininhos), a pasta de espinafre (feia, bem feia, mas boa) e a jardineira com couve-flor, cenoura e vagem.

Também aprendi quais sobremesas são doces e quais entre as que não são tão doces que me agradam. Por exemplo: o mouse de chocolate que não é tão doce mas é muito bom, o creme brulée que é um pudinzinho com açúcar queimado e tudo (um dos doces mais doces do laboratório), uma trouxa com a massa do crepe recheada de chantilly com uma fruta surpresa e também, agora que é época de figo, anda tendo um monte de tortas com figo bem boas!

Em resumo, foi preciso adaptar-se aos hábitos alimentares franceses, com tudo que eles tem de bom e de ruim.




Um comentário:

Franci disse...

Tira fotos dessas comidas pra mostrar! XD