quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dia do Patrimônio II

No domingo foi a vez de visitarmos o Forte de Saint-Eynard, construído lã em 1800 e alguma coisa, que fica no topo do monte de mesmo nome pertencente ao Maciço de Chartreuse. Segundo a wikipédia, o ponto mais alto do monte é a 1401 metros, logo o forte fica a mais de 1300 metros. Infelizmente, a vista de lá de cima ficou comprometida pelas nuvens que deixavam ver a paisagem apenas em brechas. Viamos tudo bem pequinininho lá embaixo, deu até para achar o prédio onde trabalho, olha aí na foto! Imagino que a vista num dia sem nuvens deve ser fantástica!

Em virtude do dia do patrimônio, nós pudemos conhecer o interior do forte de graça. Tivemos um senhor super gentil e simpático como guia que foi nos contando um pouco da história do forte. Com ele, descobrimos que o forte não servia para proteger/defender Grenoble, mas sim a região atrás do monte (ele falou o nome mas infelizmente eu esqueci), tanto que o canhão ficava apontado para ela e não para Grenoble. Ele também nos contou que ali era um ponto de comunicação, via sinal luminoso ou telegrafo, entre Grenoble, Lyon e outros fortes no campo de visão.

Ao entrar para conhecer o forte internamente, nos deparamos com reconstituições tal qual era na época em que o forte estava em uso. Isso causava uma impressão bem real, a notar-se pelos ratos e pela plantação de cogumelos (ver baldes no primeiro quadrante da foto) na foto ao lado.

Também não posso deixar de falar do Leon, o simpático e pacato burrinho que mora lá no forte. Além de simpático, ele adorava posar para uma foto! Mas existe um motivo para a presença dele lá. Segundo contou-nos o guia, foram vários deles que levaram o material para a construção do forte e depois todos os suprimentos necessários para os militares que permaneciam no forte. Isso me fez lembrar de mais um detalhe: lá existia uma lista de suprimentos a ser mantida, a qual garantia 3 meses de subsistência no caso de situações críticas.

Bom, resumindo, adorei conhecer um pouco mais da história e a idéia de se ter um final de semana do patrimônio!

Nenhum comentário: