segunda-feira, 7 de julho de 2008

Assinado, registrado, carimbado....

Hoje assinei o contrado de aluguel do meu apartamento. Eu precisei de um fiador e meu orientador daqui, gentilmente, aceitou me prestar esse favor, fornecendo-me cópia de uma dúzia de papéis. Ele só não esperava ter que ir junto comigo na imobiliária assinar o contrato, ele claramente demonstrou achar que se tratava de um exageiro.

Eu só não esperava que ele fosse dizer, redizer, argumentar, contra-argumentar e repetir várias vezes para o dono da imobiliária, que tudo aquilo era um exageiro para um contrato que envolvia pouco dinheiro. Enquanto isso, ele manuscrevia (sim, escrevia a mão para mostrar fidedignidade) uma página enorme do contrato, reforçando que das outras vezes que havia sido fiador não tinha feito tudo aquilo.

Depois que saímos ele me disse que achava que todo o exageiro era porque eu sou brasileira. Não sei, pode até ser, embora muitos tenham me avisado que tratar com imobiliária na França é sempre uma novela. O que eu sei mesmo é que no final de toda essa burocracia, aqui estou eu, no meu apartamento novo.

Um comentário:

Franci disse...

O bom é que toda novela acaba. Feliz apartamento novo! =D