domingo, 20 de julho de 2008

Transporte coletivo II

Dando continuidade aos relatos sobre o transporte coletivos daqui, vou explicar seu funcionamento. Para andar nos ônibus, pode-se adquirir um cartão com um número x de viagens em um dos postos de venda ou comprar diretamente no ônibus. No primeiro caso escolhe-se entre as várias opções a que lhe convém: 1 viagem, 1 dia, 10 viagens, 1 mês, ... até 1 ano! Senão pode-se comprar 1 passagem no ônibus mesmo, mas o pagamento é diretamente com o motorista. Aqui não têm cabradores nem catracas. Tu mesmo pega o cartão (o que o motorista te deu, ou o que comprou em outro lugar) e passa numa maquininha que tem na entrada do ônibus. E todo mundo valida sua passagem, expontaneamente.

Já nos tramways a validação da passagem acontece antes de entrar nele, que também não tem catraca nem cobrador. Daí sim, tem muita gente que anda de graça. Mas existem fiscais que entram aleatóriamente nos vagões e conferem o pagamento da passagem. Não pagou: multa. Eu prefiro sempre validar minha passagem, mas já andei de graça algumas vezes (do tipo: se eu validasse eu não entraria no bonde, ou então por ter esquecido meu cartão mensal, ou então por ser tarde da noite).

Mas como o kassick comentou na postagem anterior, nem tudo aqui é só alegria, os tempos de espera entre conexões é um inferno. A grande diferença aqui é que tu sabe quanto vai esperar, daí tu pode começar a bufar tal qual os nativos. Outro inferno é que a frequência reduz drasticamente depois que todo mundo chega em casa do trabalho. Os ônibus só funcionam até as 8:30 da noite e os tramways até em torno de 1 da manhã (em função disso, a maioria das festas acaba por volta dessa hora!), mas a partir das 8:30 com grandes intervalos entre as passagens. Agora, ruim mesmo são os horários de férias, bei. E é por isso que sou cada vez mais feliz com minha bicicleta!

Um comentário:

Kzk disse...

Então vê se aproveita e vai tirar fotos do tour, que passa por aí amanhã e depois de amanhã.