domingo, 20 de julho de 2008

Transporte coletivo I

Eu tinha prometido falar sobre o sistema de transporte coletivo daqui. Ele é simplesmente muito melhor que o de qualquer cidade brasileira que eu conheça. É tão bom, que para falar de tudo e não me estender demais resolvi dividir em duas partes: a infraestrutura e o funcionamento.

Começando pela infraestrutura, além dos ônibus existem as linhas de tramway que são bondes elétricos que ligam as principais regiões da cidade, levando mais de 100 pessoas em cada viagem. Todas as paradas têm um nome estampado em sua estrutura metálica, então tu sabe que vai da parada X1 até a parada X2. Graças a um sistema GPS, esses nomes aparecem num letreiro dentro da maioria dos ônibus e bondes (letreiro esse que muda conforme a parada e avisa qual é a próxima). Nos bondes ao aproximar-se de uma parada ela é anunciada por uma foz feminina num francês bem pronunciado (ou seja, não tão rápido como de costume).

Em cada parada, tem um mapa com todas as linhas de ônibus, bondes e o nome das paradas. Uma espécie de selo redondo vermelho indica onde tu estas e ao lado tem as tabelas com todos os horários em todos os dias da semana, incluíndo sábados, domingos, feriados e períodos de férias. Uma versão um pouco menor de tais mapas podem ser conseguidos no guiche de informações turísticas e te dá completa autonomia na cidade. Também graças ao sistema GPS, nas paradas to tramway e de ônibus na região central da cidade existe um placar eletrônico que avisa quanto tempo falta para o próximo veículo e também para o seguinte. Assim tu sabe quanto tempo tu vai esperar e identifica se aconteceu algum problema ou se tem congestionamento, já que o tempo pára de diminuir.
(... continua...)

2 comentários:

Kzk disse...

Os horários reduzidos e o tempo de espera entre conexões, no entanto ... affe

márcia disse...

por isso que dividi em duas partes... o funcionamento é na próxima postagem ;)