domingo, 27 de julho de 2008

Domingo no Lago

Hoje, passei o domingo na beira de um lago na companhia de amigos brasileiros. O nome do lugar é Bois Français e é uma boa opção (além de ser a mais próxima) para divertir-se e relaxar a beira d'água. Almoçamos um gostoso churrasco à lá francesa (bifes de carne assam sobre uma grelha que está sobre a brasa, sem espetos). Foi bastante agradável, mesmo com todos os mosquitos que estavam revoltados depois da chuva de ontem. Eles fizeram a festa nas minhas pernas. Ahhh, também teve um mala, bêbado e chapado, que quis se auto-convidar para o churrasco e ainda de quebra lançar uma trova para os lados de uma das gurias. O azar dele é que a gente não aceitou o auto-convite e ainda de quebra, o marido da guria sugeriu que ele fosse trovar em outra freguesia. E ele foi.

Livrando-se do mala, terminado o almoço, terminada a cerveja, passamos a tarde pela beira do lago, que não é muito grande, mas bem cuidado. E foi nessa parte do dia que vi a maior quantidade de mulheres fazendo topless desde que cheguei. E não eram mulheres lindas e maravilhosas com seios perfeitos, não. Tinha de tudo, desde pequenos e arrebitados até grandes e caídos, de várias idades e de diferente cores. Embora eu ainda não consiga ver isso com a naturalidade que as pessoas daqui veêm devido as minhas cargas culturais e muito menos pensar em fazer um, eu admiro essa conduta de liberdade das mulheres daqui. Liberdade e não vulgaridade. Elas andam acompanhadas de familiares sem a parte de cima do biquini naturalmente, sem que isso seja uma ação vulgar e, também, sem gerar reações maliciosas. Nem de longe pode-se comparar com a imagem da popozuda do momento rebolando no programa dominical do canal aberto, isso sim é vulgar (não precisa falar das reações, né!).

Bom, fica a mensagem das francesas de seios expostos com liberdade e sem vulgaridade. Eu sei que isso não se enquadra nos moldes culturais brasileiros assim como eles são hoje, mas bem que dava para "imitar" a parte do sem vulgaridade, né?!

Um comentário:

Franci disse...

Realmente muito difícil de imaginar!
Infelizmente acho que a vulgaridade tá impregnada por aqui...