terça-feira, 8 de julho de 2008

O banheiro francês

Um dos primeiros choques culturais acontece na ida ao banheiro. Para início de conversa, existem dois tipos de banheiro: o toilette e a salle de bain. O primeiro é onde tem o vaso sanitário e o segundo é onde se toma banho e em muitas vezes eles ficam separados. Logo, se o cidadão quer fazer o número 1 ou o número 2 antes de tomar banho, precisa visitar dois cômodos da casa. Por sorte e por falta de espaço, no meu apartamento tenho os dois banheiros num só.

Mas o que realmente chama atenção é o fato de não existir lixiera junto ao vaso sanitário. O papel higiênico usado é jogado no vaso e vai embora quando dá-se a descarga. No início, fiquei me perguntando se não iria entupir, depois vi que era besteira, afinal o encanamento da vazão a coisas bem mais consistentes, não seria um papel que se disolve fácil que iria entupir! Hoje em dia acho até mais fácil não ter que dar fim no lixo do banheiro.

5 comentários:

Franci disse...

Nossa! Eu sempre achei horrível jogar o papel no vaso, mas nunca parei pra me perguntar por que... De fato, não vai entupir, e poupa o trabalho de tirar o lixo, e reduz riscos de acidentes com o saco do lixo do banheiro (como arrebentar quando tá tirando, um cachorro pegar na rua e outras coisas do tipo)!

Kzk disse...

Diz isso pro banheiro masculino aqui do II que entupiu o vaso ...

Elaine Maciel disse...

adorei essa curiosidade :D

respondeu a minha pergunta, também sempre achei que iria entupir, não tinha pensado nesse modo :D

Hehe

bjs

Unknown disse...

Mas aqui no Brasil não dá pra por papel no vaso pq é pedir pra entupir na certa!
E outra...Quem diria, um país tão desenvolvido como a França e preocupado com o desperdício de água não perceber q pôr papel no vaso é um grande mal para a poluição do planeta!!!

Anônimo disse...

Tenho 54 anos e acho que lixeira no banheiro é uma coisa nojenta. Na minha casa e na dos meus pais nunca teve. Meu pai sempre achou anti-higiênico e eu concordo. As casas onde moramos foram feitas com tubulação adequada para evitar entupimentos. As poucas vezes que entopem resolvemos com facilidade e não podemos culpar exclusivamente o papel, até porque é biodegradável. Então, horrível mesmo é manter uma cestinha dentro do banheiro causando mau cheiro. Fora o aspecto não muito agradável.