sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dilema

Diariamente eu passo por um dilema: eu cumprimento as pessoas dizendo bonjour (bom dia) ou salut (oi, olá). Primeiro eu pensei: bonjour para pessoas mais velhas, salut para os de idade equivalente. Não deu certo. Depois, pensei: bonjour para quem não conheço bem ou cumprimento pela primeira vez e salut para os que já tive alguma conversa prévia. Também não deu certo. Tentei decorar quem fala um e quem fala o outro. Nem preciso dizer que não deu certo, nunca fui boa em decoreba.

Cheguei até a pensar que estaria ofendendo alguém cumprimentando com salut (mais informal) e obtendo um bonjour (mais formal) como resposta. Sei lá, os franceses são cheios de convenções. Mas meus amigos com mais estrada aqui me tranquilizaram, uma resposta diferente da que eu falei não significa ofensa.

Por fim, resolvi que iria esperar a outra pessoa falar primeiro, daí eu sempre ia acertar. O problema é que sou meio afobada e me preparo para dizer um deles e a pessoa fala justamente o outro. Daí já viu, né! Bom, enquanto isso eu sigo "errando" os cumprimentos, mas sempre mostrando os dentes para ver se o carisma ameniza minha forma atravessada de cumprimentar.

2 comentários:

Kzk disse...

Minha sugestão é cumprimentar em português... com palavras erradas, e deixar eles se ferrarem depois...

Tipo, passa por alguém e diz "merd.. !".. "vai te fu..", .. "xuranha!" e ainda explica que são cumprimentos em português

márcia disse...

Já imaginou eu cumprimentando alguém com um "xxxxxxxuranha!"
hehehehehehehe